Quem sou eu

Minha Trajetória

Nasci em uma família de descendentes de italianos. Sou filho da dona Jane e do Ricardo. Meus pais são a minha base e me ensinaram tudo que sei. Tenho 30 anos, sou natural de Linhares, município do Norte do Espírito Santo.

Fiquei cego aos 15 anos de idade, após ser diagnosticado com uma doença chamada uveíte. Aquele foi um momento difícil, não sabia porque aquilo estava acontecendo comigo e não conseguia aceitar. Foi aí que meu pai sentou ao meu lado e falou “Felipe, lembra que você tem uma escolha”. No momento, não entendia que escolha era essa, mas foi refletindo que pude perceber: não era sobre ser cego ou não, pois eu já estava cego, era sobre a atitude a se tomar a partir daquele momento.

Aquilo me marcou muito. Foi aí que resolvi encarar os desafios e vencer. Me formei em Engenharia de Produção na Universidade Federal de Ouro Preto, onde fiquei entre os melhores alunos da sala. Foi lá que pude conhecer o Movimento Empresa Júnior. O MEJ mudou a minha vida e, assim, entendi que era possível. Liderei mais de 10 mil jovens, espalhados por 18 estados, quando fui presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Empresas Juniores.

Depois de tudo isso, voltei para Linhares e fui trabalhar como Coach. Estava bem, ajudando as pessoas, mas foi aí que entendi um grande aprendizado. Se buscamos mudar a vida das pessoas, precisamos mudar as oportunidades que elas têm. E onde conseguimos mudar as oportunidades? Na política.

Fui candidato a vereador em Linhares e mesmo sendo um dos mais votados, perdi. Perdi e aprendi. Não estava pronto para aquele momento. Foi aí que mais uma vez resolvi estudar. Em 2018, fiz mestrado em Políticas Públicas na Universidade de Oxford, na Inglaterra e me formei pela escola de formação política Renova BR.

No mesmo ano, me candidatei ao cargo de deputado federal pelo estado do Espírito Santo, e fui eleito o segundo mais votado e o primeiro parlamentar cego da história do Brasil. Dessa vez, estava muito mais preparado.

Na Câmara dos Deputados fui o relator da regulamentação do Fundeb, o principal fundo da educação brasileira. Aumentou em bilhões os valores a serem investidos. Também relatei o PL de Governo Digital, que busca a modernização dos serviços públicos no Brasil. Consegui aprovar mais de 6 projetos de lei e, com isso, ser eleito por dois anos seguidos o melhor parlamentar do Espírito Santo.

Siga minhas redes sociais